TEMPERATURA ELEVADA DO HÁLITO PODE SER SINTOMAS DE CÂNCER PULMONAR, SUGERE PESQUISA


Na Itália, pesquisadores desenvolve um método que pode detectar a presença de um câncer pulmonar através da medição da temperatura do hálito. A pesquisa é recente e sua eficácia foi demonstrada em um estudo cujos resultados serão apresentados nesta segunda-feira na Alemanha, durante o congresso da Sociedade Respiratória Europeia.

Cerca de 82 duas pessoas foram submetidas a exames tradicionais para detectar o câncer, e dessas, 40 teve um diagnóstico positivo da doença. Em seguida, os pesquisadores utilizaram um aparelho chamado X-Halo para medir a temperatura do hálito dos pacientes.

Os resultados foram o esperado. Os pacientes diagnosticados com o câncer pulmonar tiveram uma variação elevada da temperatura do hálito em comparação aos pacientes sem o câncer, e a elevação dessa temperatura foi proporcional ao estágio do câncer, ou seja, quanto mais avançado, maior a temperatura. Além disto, a pesquisa conseguiu definir uma temperatura limite para identificar com maior precisão a doença.

"Nossos resultados sugerem que o câncer de pulmão provoca um aumento da temperatura do ar exalado. Essa é uma descoberta importante, que pode mudar a forma como diagnosticamos a doença”, diz Giovanna Elisiana Carpagnano, professora da Universidade de Foggia, na Itália, e coordenadora do estudo.
"Se nós pudermos aprimorar um teste que detecta o câncer de pulmão pela temperatura do hálito, melhoraremos o processo de diagnóstico ao oferece um teste que causa menos stress ao paciente, que é mais barato e menos trabalhoso para os médicos".

[Fonte: Veja

0 comentários:

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga