POSTURA PODE INFLUENCIAR O HUMOR



Vida Simples - Uma pesquisa realizada pela San Francisco State University em 2012 concluiu que a postura que adotamos ao andar tem influência direta e imediata no modo como nos sentimos. O estudo reuniu 110 jovens e pediu que eles andassem, durante alguns minutos, com a coluna encurvada e a cabeça baixa. Questionados após a experiência, os participantes relataram uma diminuição de energia após a caminhada. A queda foi mais significativa naqueles que já apresentavam uma tendência para tristeza e depressão.

Esse resultado reforça o que diversas áreas de estudo, como fisioterapia e ioga, trabalham há tempos: a relação entre emoção e postura. "Na ioga você tem, por exemplo, a postura do guerreiro. Não tem como estar deprimido quando se está com os braços estendidos, o peito aberto. Você nunca vê alguém de peito aberto dizendo `tô muito chateado hoje'", afirma o professor de ioga Anderson Allegro.

Por outro lado, quando se está abatido, torna-se difícil manter o corpo ereto. "Nós passamos a vida tendo de vencer a ação da gravidade. É natural que, quando você está mais cansado, chateado, você sofra mais essa ação no seu corpo e deixe que ela vença", afirma Oldack Barros, presidente da Sociedade Brasileira de rpg (Reeducação Postural Global).

Fisicamente, a postura adequada faz com que o corpo trabalhe da forma correta. "Quando você tem um corpo alongado, você tem um melhor funcionamento de todos os órgãos vitais, porque eles vão estar posicionados em seus lugares, sem haver achatamentos. O bombeamento do sangue pelo coração é favorecido, assim como o retorno venoso. Você também mantém a flexibilidade nas articulações", explica Oldack.

Outra consequência negativa da má postura, segundo Anderson Allegro, é sentida em nossa energia. "Quando a gente está muito jogado de qualquer jeito, a energia não flui. Os canais de energia são relacionados com o corpo. Então, se eu estou com a postura caída, o fluxo em direção à cabeça é prejudicado, aí minha concentração não vai ser a mesma, nem minha capacidade de discernimento e de tomar decisões." Portanto, a ordem é levantar a cabeça, alongar o corpo e abrir o peito.

0 comentários:

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga