DORMIR É VITAL PARA A REGENERAÇÃO DO ORGANISMO


Que exercícios físico, boa alimentação e uma agradável noite de sono faz bem ao corpo não é novidade, mas praticar exercícios é fundamental para que se tenha uma melhor qualidade do sono, diz especialista em entrevista para a Rádio Estadão.

Segundo o instrutor da Bodytech Campinas, Vinicius Concon Risso,

O processo de treino é degenerativo. Há um gasto maior de glicose muscular e a temperatura do corpo também aumenta para treinar. O próprio organismo pede um sono maior

Ou seja, se há um gasto maior de energia, há uma necessidade maior do organismo de se recuperar. Risso explica que durante o sono, o metabolismo tem um gasto calórico mínimo, o que é ideal para essa regeneração.

É importante destacar que a quantidade e intensidade dos exercícios pode variar de pessoa pra pessoa, mas as recomendações gerais são de 3 vezes por semana, com intervalo entre os dias, para descanso.

O instrutor alerta que treinar pouco antes de dormir, pode atrapalhar o sono, devido a agitação que os exercícios proporcionam e a liberação dos hormônios excitatórios, mas Risso garante que isso é apenas questão de costume.

É necessário ensinar o corpo a liberar os hormônios excitatórios até que ele se acostume, e quanto mais estímulos a pessoa conseguir dar, mais rápido o organismo vai se adaptar

Risso ainda afirma que se houver uma pausa maior entre os intervalos dos exercícios, maior é o período de adaptação do corpo; e alerta sobre os horários recomendados para as atividades, das 15h às 21h. "Entre fazer exercício em um horário que não é 'recomendado' e não fazer nada, faça mais tarde", conclui.

[Fonte: Estadão]

0 comentários:

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga